Jiu Jitsu

Venha fazer uma aula experimental!

Muay Thai Feminino e Misto

Venha fazer uma aula experimental!

MMA

Venha fazer uma aula experimental

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conheça as Graduações do Jiu Jitsu

   Conheça a ordem de faixas no jiu jitsu e o sistema de graduação da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ). Aqui apresentamos a parte da regra que detalha a ordem das faixas e os critérios utilizados para graduação da faixa branca a faixa preta.
  • Branca (qualquer idade)
  • Cinza (4 anos a 6 anos)
  • Amarela (7 anos até 15 anos)
  • Laranja (10 anos até 15 anos)
  • Verde (13 anos até 15 anos)
  • Azul (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a 2 anos, a partir de 16 anos)
  • Roxa (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 2 anos, a partir de 16 anos)
  • Marrom (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a partir de 18 anos)
  • Preta (A partir de 19 anos)
  • Coral (Vermelho e preto - Mestre)
  • Vermelha (Grande Mestre)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dicas para ser um bom lutador

   Atualmente a preparação física de lutadores é algo notável! É comum vermos os grandes nomes do MMA lutando três rounds de 5 minutos batendo e apanhando o tempo todo, e quando acaba a luta ainda estão de pé e sorrindo! No mundo real das academias, nós alunos, muitas vezes não aguentamos nem três minutos de combate. Mas como aperfeiçoar o treinamento para chegar próximo a este desempenho?

   O primeiro ponto que devemos nos atentar é ao ponto de partida. Nem todos estamos começando do zero. Por isso ser avaliado por um profissional é fundamental para não perdermos tempo com treinamento desnecessário. A partir do momento que encontramos a realidade sobre nosso corpo começamos com especificidades. Um lutador de Muay Thai não terá o mesmo treino que um lutador de Jiu-jitsu, o que não significa que não treinarão alguns movimentos em comum. Neste caso, as intensidades de alguns exercícios vão variar de acordo a especificidade de cada um!


   O segundo ponto é programar o ciclo deste treinamento. Todos já devem imaginar que o ápice da forma física não dura o ano todo. É preciso programar quando atingiremos o ponto alto, onde estaremos “voando”. Qual competição focar é fundamental para um bom desempenho. Vale lembrar que um atleta de alto nível tem uma agenda pré-determinada com os compromissos, e segue a risca estas datas. Não vemos atletas profissionais participando de campeonatos locais ou lutas combinadas fora de seus calendãrios. O ciclo de treinamento é algo muito importante e deve ser seguido a risca, pois é através desta programação que o desempenho vai crescendo. Outro ponto importante dentro dos ciclos, são os momentos de descanso, que não devem ser confundidos com dormir numa rede ou férias geral!!! Alias, um atleta vive do corpo (sua máquina), esta não pode ser deteriorada em função das férias. Para um lutador as férias são momentos de descontração emocional e descanso fisico, seu corpo precisa de cuidados para não sofrer na volta aos trabalhos. Os descansos também são programados e o treinamento foca recuperar as fibras musculares e o estresse sobre as articulações e tendões.

   Outro ponto muito importante é a alimentação. No Brasil ainda temos muita dificuldade de encontrar especialistas que entendam do assunto e que se preocupem com o atleta amador. Apesar de sermos uma potencia na formação de especialistas na área, não temos para o publico em geral profissionais que possam ajudar o atleta amador a preparar uma boa dieta para contribuir com o treinamento! Neste ponto vale lembrar que não estamos discutindo ser a favor ou contra suplementos, ou desta ou daquela linha de trabalho, e sim que um atleta mesmo que amador precisa de quantidades adequadas de nutrientes para o treinamento e para o pos treinamento. No quesito alimentação o atleta amador deve estudar muito. Pois cada individuo tem sim uma necessidade diferente e a alimentação pode variar muito: de individuo para individuo; na fase do treinamento; e na especificidade do treinamento. Neste ponto muitos especialistas em nutrição desconhecem os treinamentos dos atletas (força, velocidade, perder peso, ganhar peso, etc.), podendo assim cometer um erro grave, onde a falta de um nutriente pode ocasionar enfraquecimento do atleta que virá a ter sintomas de super-treinamento. Portanto com alimentação é necessário ter sempre alguém de confiança que entenda do assunto e conheça seu treino!

   Vale lembrar que se você se prepara para ser um competidor e quer fazer bonito, tudo o que pode ser ruim pra você será lhe oferecido na rua. E o que vai ser bom esta com seus mentores! Entáo, náo beber, dormir bem, náo usar NENHUM tipo de droga será fundamental para manter seu corpo preparado para receber a carga de trabalho necessária para atingir seus objetivos.

Fonte: http://aratabajiujitsu.com.br/como-se-tornar-um-grande-lutador/

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Conheça a História do Jiu Jitsu

Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.

A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.

Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas, chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará, no ano seguinte, onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.

Franzino por natureza, aos 15 anos, Carlos Gracie encontrou no jiu-jitsu um meio de realização pessoal. Aos 19, se transferiu para o Rio de Janeiro com a família e adotou a profissão de lutador e professor dessa arte marcial. Viajou para Belo Horizonte e depois para São Paulo, ministrando aulas e vencendo adversários bem mais fortes fisicamente. Em 1925, voltou ao Rio e abriu a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu. Convidou seus irmãos Oswaldo e Gastão para assessorá-lo e assumiu a criação dos menores George, com 14 anos, e Hélio,com 12.

Desde então, Carlos passou a transmitir seus conhecimentos aos irmãos, adequando e aperfeiçoando a técnica à compleição física franzina característica de sua família.

Também transmitiu-lhes sua filosofia de vida e conceitos de alimentação natural, sendo um pioneiro na criação de uma dieta especial para atletas, a Dieta Gracie, transformando o jiu-jitsu em sinônimo de saúde.

De posse de uma eficiente técnica de defesa pessoal, Carlos Gracie viu no jiu-jitsu um meio para se tornar um homem mais tolerante, respeitoso e autoconfiante. Imbuído de provar a superioridade do jiu-jitsu e formar uma tradição familiar, Carlos Gracie lançou desafios aos grandes lutadores da época e passou a gerenciar a carreira dos irmãos.

Enfrentando adversários 20, 30 quilos mais pesados, os Gracie logo adquiriram fama e notoriedade nacional. Atraídos pelo novo mercado que se abriu em torno do jiu-jitsu, muitos japoneses vieram para o Rio, porém, nenhum deles formou uma escola tão sólida quanto a da Academia Gracie, pois o jiu-jitsu que praticavam privilegiava as quedas e o dos Gracie, o aprimoramento da luta no chão e os golpes de finalização.

Ao modificar as regras internacionais do jiu-jitsu japonês nas lutas que ele e os irmãos realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na história esportiva mundial. Anos depois, a arte marcial japonesa passou a ser denominada de jiu-jitsu brasileiro, sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão.


Fonte: Confederação Brasileira de Jiu Jitsu

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Benefícios do Jiu Jitsu para Crianças

   As aulas de jiu-jitsu para crianças tem por objetivo melhorar a concentração das crianças, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade buscamos fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.

   Um ambiente que estimula a tomada de decisões, o espírito em grupo e o companheirismo desde cedo. A criança de hoje é o formador de opinião de amanhã, por isso a nossa preocupação com sua formação global. Nossa pretensão não é formar pessoas para lutar por vitórias passageiras mas, em vez disso, para serem bem sucedidas durante toda a sua vida. Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia-a-dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança.

Benefícios do Jiu-Jitsu para crianças:
Desenvolvimento harmônico e mental; Disciplina; Concentração; Perseverança; Respeito ao próximo; Auto-confiança; Equilíbrio; Reflexo; Flexibilidade; Tranqüilidade.

Na prática dos golpes, as crianças aprendem:
Competir com honestidade; Ser humilde, reconhecendo os erros e acertos; Cair, levantar e recomeçar; Desfrutar das amizades dos colegas.



Fonte: http://estadojiujitsu.wordpress.com/2011/03/18/beneficios-do-jiu-jitsu-para-criancas/

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

9 Bons motivos para praticar Muay Thai

Autoestima nas nuvens 

Para Fabricio Del Vecchio, o Muay Thai também é capaz de aumentar a autoestima de quem pratica. "Praticando um esporte de combate, a pessoa passa a se sentir mais segura e confiante, a sua autoestima melhora e ela exibe maior disposição para enfrentar os desafios da vida", afirma o professor. Mas, calma, isso não quer dizer que a prática do Muay Thai em si não prepara a pessoa para a autodefesa, contra assaltos e violência urbana. "O que a pessoa aprende é a se cuidar mais e a se expor menos no dia a dia", esclarece Fabricio. 

Metabolismo mais rápido 

Um dos segredos de um metabolismo rápido é a prática de atividade física - ainda mais se for bem intensa, como o Muay Thai. É essa intensidade que, para o mestre André Gomes, da Federação Paulista de Muay Thai, garante um metabolismo veloz. "A pessoa faz esforços intensos e, para conseguir realizá-los, precisa de bastante energia, ou seja, o organismo necessita trabalhar mais para proporcionar energia suficiente para as atividades", explica o profissional. 

Alto gasto calórico 

Para tirar a limpo o gasto calórico dessa atividade, pesquisadores da Universidade de Cagliari, na Itália, simularam uma luta de Muay Thai - três rounds de três minutos cada, com um minuto de intervalo entre eles. Ali, os lutadores aplicaram seis ataques (joelhadas, cotoveladas, socos e chutes) e, depois, realizaram seis defesas de modo ininterrupto. 

Segundo os lutadores que participaram do estudo, a simulação reproduziu cerca de 80% do que a luta é de fato. Nesse período de nove minutos, o gasto calórico foi de, aproximadamente, 14 calorias por minuto - ou seja, 126 calorias ao todo. "Parece pouco, certo? Mas se multiplicarmos a média das calorias da sessão (11 calorias/min) por 50 minutos de exercícios, considerando os intervalos de um minuto, teremos 550 calorias provindas do sistema aeróbio, o que é bastante para um treino", calcula Fabricio Del Vecchio. 

Considerando que um treino dessa modalidade costuma durar uma hora e meia e envolve outras atividades que não apenas o combate, o gasto calórico pode aumentar ainda mais. "Um aluno pode queimar de 1000 a 1500 calorias, dependendo do ritmo da aula e de seu metabolismo", afirma o mestre André Gomes. 

Sistema imunológico blindado 

A prática do Muay Thai traz melhorias até mesmo no sistema imunológico em longo prazo. A atividade exige bastante do corpo, preparando-o para estímulos cada vez mais fortes. Em curto prazo, no entanto, é o efeito inverso que acontece. "Um único treino ou uma semana mais puxada de treinos isoladamente podem causar uma queda de imunidade", conta Fabricio. ?Por isso, se você pegar muito pesado em um treino ou em uma semana, tente ir mais leve nas próximas oportunidades, para dar tempo de o seu organismo se recuperar do estímulo anterior e, então, estar pronto e disposto para um nível superior de exigências.? 

Músculos mais torneados 

Nem um, nem dois grupos musculares: o Muay Thai desenvolve diversos músculos de uma só vez! "Por trabalhar com muitos chutes e joelhadas, a modalidade oferece excelente desenvolvimento para os membros inferiores, glúteos e parte central, que compreende abdome e região lombar", garante Fabricio Del Vecchio. Mas o professor lembra que, se você também quiser trabalhar os músculos superiores, basta conversar com seu mestre para incluir séries de exercícios especiais. 

Corpo mais flexível 

Quando uma pessoa pouco flexível procura o Muay Thai, ela costuma perceber uma grande melhoria. "Há ganho na flexibilidade dos músculos lombares, posteriores da coxa, flexores e extensores dos quadris, em especial porque os gestos da modalidade e os exercícios realizados no início e ao final dos treinos acabam estimulando diferentes amplitudes de movimento que, com a prática, proporcionam estes ganhos", afirma o professor da UFPel. 

Mais força e agilidade 

Para ganhar mais força, o treino do Muay Thai conta com exercícios calistênicos - que usam o próprio peso do corpo sem aparelhos, como polichinelo - e de resistência muscular localizada - abdominais e flexões de braço. A força também pode vir do treino nos aparadores e nos sacos de pancada. Já a velocidade vem da parte chamada de "luvas", quando os companheiros de treino lutam entre si. "Nessa parte, estimula-se a velocidade de reação, a resistência e a agilidade, com o aprendizado dos gestos e melhor condicionamento", diz Fabricio Del Vecchio. "É ali que a técnica é colocada em ação, aumentando ainda mais o sucesso." 

Coordenação motora afiada 

Não são todos que conseguem chutar ou defender com o lado esquerdo do corpo. Segundo o professor Fabricio Del Vecchio, o exercício mental exigido pelo Muay Thai é grande. "O estímulo à interação entre Sistema Nervoso Central e o Aparelho Locomotor (ossos, músculos e articulações) é o que proporcionará esse desenvolvimento", afirma o especialista. Como? "A partir da execução de socos com o seu braço não dominante, por exemplo, e bloqueio de chutes com a sua perna mais fraca, sem perder o equilíbrio."


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Palestra Sobre Defesa Pessoal Feminina

Palestra sobre defesa pessoal feminina na Sul Jiu Jitsu no dia 14 de setembro às 14h


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Benefícios do Jiu Jitsu para Mulheres

   O jiu-jítsu tem como objetivo ser uma arte de defesa pessoal, a única no mundo na qual uma pessoa mais fraca consegue vencer uma mais forte, por meio de alavancas.

   Em uma situação de defesa pessoal, para uma mulher nocautear um homem mais forte é muito difícil. Mas com as técnicas de jiu-jítsu ela consegue se desvencilhar, usando o próprio peso e força do adversário contra ele mesmo.

   Os benefícios para as mulheres são enormes. Começando pelo estético, o jiu-jítsu trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdômen, os ombros, os braços e o quadril. Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade.

   No trabalho mental, diminui o stress, a TPM, desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos.

   Os gastos calóricos chegam a 1500, em uma hora de treino. Se você quer perder peso, melhorar a musculatura ou aprender defesa pessoal, o jiu-jítsu e o que você esta procurando.

   Não há restrição de idade e nunca é tarde para começar!



Fonte:http://graciekyra.blogspot.com.br/

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Curiosidades Sobre o Muay Thai



   Depois da Tailândia, a Holanda é considerada o celeiro do Muay Thai. Aliás, os lutadores holandeses têm se destacado mais do que os tailandeses em categorias acima de 70 kg. Já nas categorias abaixo de 70 kg, os tailandeses levam a melhor.

   Nos Estados Unidos e Inglaterra ninguém sabe o que é Muay Thai. Por lá, a luta é conhecida como thai boxing.

   O Brasil está entre os países que mais se destacam no Muay Thai. De acordo com a Federação Internacional de Muay Thai, a ordem de países que se destacam no esporte é essa: Tailândia, Holanda, Austrália, Inglaterra, França, Brasil, Japão, Coréia e Estados Unidos.

   A cobra naja é o símbolo que representa o Muay Thai  De acordo com os ancestrais da luta, a naja é o único réptil capaz de representar um lutador de Muay Thai,  já que ela possui o bote veloz e preciso como os golpes de muaythai, além de um excelente reflexo instintivo. 

   Um dos maiores eventos de Muay Thai do mundo é o K-1. Trata-se de uma espécie de “grande prêmio” com disputadas realizadas em alguns países, entre eles o Japão e a Holanda. Os lutadores podem utilizar golpes de Muay Thai, karate, kung fu, taekwondo e kickboxing.

   O krabi krabong é uma outra arte marcial praticada na Tailândia. O krabong utiliza as técnicas do Muay Thai em conjunto com armas. As mais utilizadas são: krabi (espada), plong (bastão), daab song meu (par de espadas) e mae sun sawk (par de bastões).

   Um dos grandes destaques de Muay Thai do Brasil é o lutador Cosmo Alexandre. Depois de ganhar alguns títulos mundiais e passar um período treinando na Tailândia, Cosmo foi convidado a participar do reality show “It´s Show Time Reality”, transmitido pelo canal Eurosport para toda a Europa e Ásia. Cosmo acabou ficando com o excelente segundo lugar. A grande final do reality show foi disputada duranteo K-1 da Holanda, em 26 de abril de 2008. Cosmo foi derrotado na final pelo holandês Sem Braan.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

20 Curiosidades Sobre o Jiu Jitsu

1- Com 15 anos de idade Carlos Gracie, começou a aprender Jiu-Jitsu;

2- Os 5 irmãos Gracie que iniciaram o Jiu-Jitsu no Brasil, foram Carlos, Oswaldo, Gastão, George e Hélio;

3- O Jiu-Jitsu japonês, privilegiava as quedas, enquanto o Jiu-Jitsu Brasileiro privilegia a luta de Chão e os golpes de finalização;

4- Devido as diferenças entre o Jiu-Jitsu Japonês e Brasileiro, foi necessária a mudança das regras internacionais, e com isso o Jiu-Jitsu foi o primeiro esporte da historia mundial do qual se mudou a nacionalidade. Ou seja, aquela que era uma arte marcial japonesa, passou a ser considerada Brasileira sendo denominada "Jiu-Jitsu Brasileiro", sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão;

5- O UFC (Ultimate Fight Championship) maior evento de lutas do mundo, foi criado por Rorion Gracie (faixa vermelha 9º grau) filho mais velho de Helio Gracie;

6- O Jiu-Jitsu de Helio Gracie visava estritamente a defesa pessoal (lutar até pegar). O grande mestre era contra a limitação de tempo, as pontuações;

7- Carlos Gracie teve 21 filhos, enquanto Hélio Gracie teve 9 filhos;

9- A primeira academia Gracie de Jiu-Jitsu, foi inaugurada por Carlos em 1925;

10- Rickson Gracie, é o maior vitorioso da família, afirma ter vencido mais de 500 lutas entre Vale-tudo e Jiu-Jitsu, e o mais impressionante, TODAS por finalização;

11- O Jiu-Jitsu além de ser uma excelente arte para a defesa pessoal, tem outros benefícios, uma hora de aula, pode gastar de 750 a 1500 calorias;

12 - O Jiu-Jitsu era muito utilizado pelos Samurais no Japão, pois os inimigos usavam armaduras e as vezes era muito difícil atingi-los com as espadas, contudo, as armaduras permitiam flexibilidade nas articulações, e era aí que o Jiu-Jitsu era utilizado;

13- O campeonato mundial de Jiu-Jitsu (IBJJF), aconteceu pela primeira vez em 1996, e teve como primeiro campeão absoluto faixa preta - Amauri Bitetti;

14- Em 15 edições (considerando 2011) o campeonato mundial já teve 81 campeões diferentes na faixa preta;

15- Atualmente Roger Gracie, é o maior vencedor da história dos mundiais, totalizando 10 títulos (3 Absolutos, 1 Pesadíssimo, 6 Super-Pesados), seguido de Alexandre Ribeiro com 6 medalhas de ouro (2 Absolutos, 4 pesados);

16 - BJ Penn, começou a treinar Jiu-Jitsu em 1997 com um vizinho Brasileiro, e em 2000 (3 anos depois), recebeu a faixa preta das mãos de André Pederneiras (Nova União);

17- BJ Penn (havaiano), ex-lutador do UFC, foi o primeiro não-brasileiro a vencer um mundial na faixa preta. O feito aconteceu na categoria do peso pena no ano 2000 (algumas semanas depois de receber a graduação);

18- A Meia-Guarda sempre existiu, mas era uma posição em que quem estava por baixo só fazia a reposição para a Guarda-Fechada. Quem começou a utilizar a Meia-Guarda ofensiva (raspando, indo pras costas e etc..) foi criada por Roberto "Gordo" Correa da Gracie Barra, e foi utilizada por ele nas competições oficiais de Jiu-Jitsu nos anos 90;

19- A finalização Gogoplata, foi inventada por Nino Schembri no ano 2000;

20- O golpe triangulo do Jiu-Jitsu, já existia no NEWAZA do JUDO, mas pelo que se sabe Rolls Gracie, encontrou o golpe em um antigo livro de Judo, e começou a utilizá-lo no Jiu-Jitsu.



Fonte: http://www.muitomaisacao.com.br

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fotos Invicto - 01/09/13

Veja algumas fotos do Invicto que ocorreu dia 01 de setembro de 2013